3 de junho de 2009

A Influência dos Media

_
Introdução ao Tópico


Cada vez mais hoje em dia os mass media influenciam as nossas escolhas pessoais, comportamentais, estéticas, politicas, entre outras, mas a maior parte das vezes há outros interesses por detrás das mensagens que os Medias difundem. Então quem controla os media?! O estado, os partidos políticos, as grandes imprensas internacionais, …, ou será que ninguém os controla e temos a total liberdade de expressão?

Mas a influência nos mass media não e algo assim tão recente quanto isso. Já no passado existiam pessoas que os influenciavam. Desde os textos épicos da antiguidade clássicos até aos jornais dos nossos dias é notória observar que os chamados “Guias de Opinião” só se interessavam em transmitir factos que tinham algum relevo político, económico, religioso e não o que bem lhes apetecesse. Qual a utilidade em saber que o vizinho comprou um novo tapete? E o que não interessa não vende, tanto na idade das cavernas como na sociedade do século XXI.

No entanto não é só a sociedade que influencia a informação que os media transmitem. Os media também influenciam a forma como nós vemos o mundo, difundido vários pontos de vista sobre um determinado tema que interfere directa ou indirectamente na nossa vidam, ajudando a criar vários estereótipos estético-culturais diferentes.

Nós vivemos numa sociedade de multi-infomação, ou seja, nós estamos cada vez mais dependentes dos meios de comunicação para a nossa vida quotidiana. Nós, quando acordamos, qual é a primeira coisa que fazemos? É ligar a televisão, e somos logo bombardeados com notícias da manha. E qual é a ultima coisa que fazemos antes de dormir? É ir à internet para pesquisar “coisas de extrema importância”, ou ver televisão no nosso quarto.
Em síntese, Os mass media por um lado são controlados pela sociedade ajudando -nos a construir/ reconstruir a nossa sociedade, mas torna-nos mais dependentes da informação que é manipulada por diversos tipos de propagandas, o que acabará por nos levar à autodestruição.

Sem comentários: