3 de junho de 2009

A Influência dos Media

_
Manipulando a nossa opinião


Como já referido noutro topico, os media são meios de propaganda por excelência: atraves do mais variado tipo de mensagens conseguem persuardir-nos a tomar certas acções que de outra maneira provavelmente não fariamos.
_
Os guias de opinião são peritos numa determinada área da sociedade, com um grande poder de argumentação e que utilizam os media para difundirem as suas opiniões, e assim desenvolver ou mudar a nossa opinião sobre um determinado assunto. Desta forma influenciam as nossas acções, decisões e formas de pensar sobre um determinado assunto. Eles não trabalham sós. Eles, ou estão filiados nalgum partido político e dessa forma tentam nos influenciar a tendência votar no “seu partido”, “por exemplo o Marcelo rebelo de Sousa o comentador da RTP esta filiado no PSD entre outros exemplos”, ou então pertencem a alguma imprensa da área sócio económica e desta forma influenciar a nossa tendência para consumir algum dos seus produtos. Alguns deles ganham relevo a nível internacional pois a sua mensagem é tão forte que consegue influenciar pessoas de todos os países, como e o caso da Oprah.
_
Outra forma de influenciar partir dos mass media e através das publicidades. Ela é a forma mais fácil e rápida de outros se chegarem aos nossos bolsos. É sobretudo utilizada por grandes multinacionais, grandes impressas, agências televisivas, etc; Elas são a forma mais conhecida para se ganhar dinheiro: ganham os meios de comunicação que o geram directamente e as empresas que, através delas, vendem mais facilmente os seus produtos.
_
As mensagens das publicidades são os instrumentos mais poderosos de consumo. Pois elas são criadas por pessoas especializadas em psicossociologia e poder criativo. E são ditas ou associadas a grandes figuras públicas de diferentes áreas como televisão, moda, ou mesmo futebol.

Sem comentários: