_
A internet, tal como qualquer outro meio de comunicação social, é usada para transmitir conhecimentos e informações aos seus utilizadores.No entanto, e como deve ser do conhecimento de todos, muitas vezes as informações transmitidas são maliciosas ou com intenções criminosas de vários tipos.
Estes criminosos, ou associações, para além de usarem os media para transmitir "as suas mensagens de terrorismo" ou para, através de certos serviços, adquirirem informações das vitimas para exercerem as suas actividades, também, através desses media, transmitem ideias preconceituosas, ou, em pior caso, para apelar as pessoas a aderirem às suas actividades criminosas.
Apesar de soar cliché os avisos a ter quando se dão aos utilizadores da internet, há sempre quem passe o risco, e muitas vezes, sem intenção, acaba por ser mais uma vítima.
Daí sentirmos a nessecidade de falar sobre este tema, não com intenções de impedir que isto aconteça, porque sinceramente este tipo de situações poderá nunca acabar, mas para no mínimo avisar dos riscos do uso incorrecto da internet, e também do cuidado que se deve ter com certas pessoas possívelmente bastante influentes. Apesar disso os casos aqui referidos nem são muito vulgares, nem queremos, de forma nenhuma, espalhar o pânico.
Uma pequena nota antes de começar. Alguns parágrafos serão facilmente associados a MSN’s e programas semelhantes. Queremos deixar bem claro que estes programas não são aquilo a que chamamos média. Mas da mesma forma existem fóruns, blogs e mesmo sites que contêm notícias. As acções que ocorrem nesses “locais” da internet não são de todo diferentes de algumas acções que acontecem em programas de comunicação privada.
Quando a informação não é sempre verdadeira
Hoje em dia, qualquer um pode dinfundir as suas ideias através de livros, revistas ou até a internet. Essa informação será vista e possivelmente utilisada por centenas de pessoas que sentiram curiosidade ou necessidade de conhecer sobre o tema. No entanto, as pessoas devem ter cuidado com a informação que é dada pelos media diariamente, porque nem toda é verdadeira. Na sociedade actual, notícias sensacionalistas são muito frequêntes, e chegam a existir certas confusões no que toca à diferença entre notícia e boato.
Mas não são só as notícias que provocam estes erros, aliás, as notícias são o local onde é mais raro erros de informação.
Porém, como os média hoje em dia estão “abertos ao público”, qualquer pessoa pode escrever num site, escrever um livro ou algo semehante e informar o público sobre situações inexistentes ou falsas ou até fornecer informação incompleta.
Saber identificar quais informações são úteis e quais são falsas é algo muito importante no nosso dia-a-dia, e que devemos ter sempre em atenção.
Sem comentários:
Enviar um comentário